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Treinos com chuva

Nesta quarta um epsódio desagradável aconteceu e por isso estou postando um esclareciemento.
É muito perigoso treinar na rua ou em lugar descampado em dias de tempestade com raios como aconteceu neste quarta. Todos sabem que nestes dias deve-se aplicar principio do poder das pontas, ou seja, num corpo que tenha pontas, as cargas elétricas se concentrarão nessas pontas por onde será mais fácil passar a carga elétrica de um raio, por exemplo.
Quando você anda num campo aberto, voce se torna uma ponta em relação ao solo e é bem provavel que a descarga elétrica passe por você.
Sendo assim a melhor posição é agachado e , se estiver com muito medo, se deite. Ficar perto de árvores, para não se molhar, numa tempestade é ainda mais arriscado, pois a árvore é mais "pontuda" em relação ao solo e o raio tem preferência maior pelas árvores.
Nas cidades o risco é um pouco menor, principalmente se tiver grandes prédios que normalmente possuem pára-raios, mas não é impossível acontecer no CETE, Redenção e/ou Marinha, etc.

Desde que o CETE voltou a liberar treinos em dia de chuva parece que a minha ausência em dia de tempestades é contestada como se eu não quisesse trabalhar. A minha opinião é de que não se justifica forçar um treino num dia como ontem. Por todos os riscos acima citados e pela total incapacidade de manter a performance esperada, pelas condições totalmente adversas.

A partir do que ocorreu nesta quarta quero deixar claro que prática de uma atividade física é um meio de se manter saudável e de promover o bem estar, mesmo que os objetivos sejam competitivos e de performance.

Acho muito bacana treinar pessoas motivadas com seu desempenho, mas não voltarei a compactuar com a insanidade de arriscar a integridade física.

A solução nestes dias do nosso rigoroso (gélido e úmido) inverno é procurar uma esteira ou spinning (para substituir a bike). Muitos tem opções em casa mesmo, mas descobri uma alternativa. A Academia Master da rua Botafogo (
http://www.masterfitnesscenter.com.br/) tem a possibilidade de uso de um dia por R$ 15,00.

A orientação é de que 1 hora a 85% da FC máx (ou da percepção de esforço) pode substituir bem o treino planejado e que treino perdido não se recupera, pois isto pode quebrar o planejamento levando ao risco de lesão e "overtrainning".

ESPORTE é SAÚDE

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